A Orientação em BTT é uma disciplina semelhante à Orientação Pedestre, mas onde a deslocação é feita em BTT e maioritariamente por caminhos.

Mapas

São utilizados mapas específicos para Orientação em BTT, desenhados segundo uma especificação internacional definida pela IOF:

  • ISMTBOM: International Specification for Mountain Bike Orienteering Maps (Especificação Internacional para Mapas de Orientação em BTT). Versão atual: 2022 (Janeiro 2022)

As escalas utilizadas para os mapas de Orientação em BTT é de 1:7500, 1:10000 ou 1:15000, consoante o formato do evento e o escalão dos atletas. Para os mapas de Sprint, são utilizadas escalas de 1:5000 e 1:7500.

Para saber mais sobre os mapas utilizados na Orientação, visite a secção Mapas  do portal de Orientação orientacao.pt.

Traçado de percursos

O traçado de percursos para provas de Orientação em BTT tem de seguir um conjunto de princípios adaptados às características próprias da disciplina, definidos pela Comissão de Orientação em BTT da IOF.

Estes princípios incluem a localização dos pontos de controlo, as regras para uma boa pernada, escolha do local de partidas e chegadas, o perfil e as distâncias de cada tipo de prova, a adaptação do percurso ao escalão do atleta, a definição dos caminhos consoante a largura e transitabilidade, etc.

Para saber mais sobre os percursos de Orientação, visite a secção Percursos do portal de Orientação orientacao.pt.

Código de conduta dos orientistas em BTT

  • Os orientistas mais lentos devem dar prioridade aos mais rápidos.
  • Quando dois orientistas se encontram de frente um para o outro:
    a) Devem cruzar-se dando o seu ombro esquerdo;
    b) Os que descem têm prioridade.
  • É obrigatório o uso de capacete devidamente colocado durante todo o percurso.
    O capacete deve estar homologado nos termos das normas ANSI, SNELL, CE95 ou GUV.
  • O orientista pode transportar consigo todo o material de reparação que julgue necessário, não sendo permitido receber assistência de pessoa estranha à competição, exceto em caso de desistência da prova ou para prestação de primeiros socorros.
  • Em toda a área de competição devem ser respeitadas as regras do Código da Estrada.