As disciplinas da Orientação tuteladas pela International Orienteering Federation (IOF) são: Orientação PedestreOrientação em BTTOrientação de Precisão e Orientação em Esqui.

A Federação Portuguesa de Orientação organiza também os calendários competitivos de uma variante, o Ori-Trail Rogaine. Apesar de não ser uma disciplina formal da Orientação, por uma questão de simplicidade, em algumas secções do orientacao.pt incluímos esta variante na categoria “Disciplinas da Orientação”.

Cada disciplina tem as suas particularidades, mas tendo um elemento em comum: a orientação com mapa.

Orientação Pedestre

A Orientação Pedestre é a disciplina da Orientação com maior tradição e número de praticantes, tanto em Portugal como a nível internacional.

São utilizados mapas específicos para Orientação Pedestre.

Neste site, quando não se referir nenhuma das disciplinas, geralmente significa que o comentário se refere à Orientação Pedestre.

Para saber mais sobre esta disciplina visite a nossa secção Orientação Pedestre.

Orientação em BTT

A Orientação em BTT é uma disciplina semelhante à Orientação Pedestre, mas onde a deslocação é feita em BTT e maioritariamente pelos caminhos indicados no mapa.

São utilizados mapas específicos para Orientação em BTT.

Para saber mais sobre esta disciplina visite a secção Orientação em BTT.

Orientação de Precisão (Trail-O)

A Orientação de Precisão é a disciplina da Orientação direcionada para pessoas com deficiência motora, mas normalmente aberta a todos e com grande potencial ao nível da aprendizagem da Orientação.

Na Orientação de Precisão, o único fator avaliado é a capacidade de leitura do mapa e interpretação do terreno, sendo a velocidade de progressão irrelevante.

São utilizados mapas da Orientação Pedestre normalmente com escalas maiores.

Para saber mais sobre esta disciplina visite a secção Orientação de Precisão.

Orientação em Esqui

Disciplina da Orientação adaptada a terrenos com neve. Tal como na Orientação em BTT, a deslocação apenas se pode realizar nos caminhos indicados no mapa.

São utilizados mapas específicos para Orientação em Esqui.

Pelas características próprias do clima, esta disciplina não é praticada em Portugal.

Para saber mais sobre esta disciplina visite a página Orientação em Esqui.

Ori-Trail Rogaine

Embora internacionalmente o Ori-Trail Rogaine não seja tutelado pela Internacional Orienteering Federation, mas sim pela International Rogaining Federation, em Portugal a FPO organiza um calendário competitivo desta variante desde 2016, tendo-se acrescentado em Portugal a designação “Ori-Trail” para fazer a ponte entre a Orientação e o Trail.

É uma atividade de longa distância e de estratégia de equipa (entre 2 a 5 elementos), com vertente pedestre e vertente BTT.

São normalmente utilizadas cartas militares na escala 1:25.000, mas podem também ser utilizados (e é desejável que o sejam) mapas de Orientação Pedestre ou BTT.

Para saber mais sobre esta variante visite a secção Ori-Trail Rogaine.